Informacão e Conhecimento

LINGUAGEM, CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Conhecimento e informação têm o mesmo tipo de suporte físico. Têm, ainda, o mesmo tipo de suporte físico que a desinformação e a contra-informação.
Essas quatro entidades expressam-se por intermédio de declarações não-interrogativas, feitas em qualquer linguagem capaz de permitir a representação e a interpretação necessárias a uma comunicação efetiva entre transmissor e receptor.
Se os conceitos de conhecimento, informação, desinformação e contra-informação são apresentados no mesmo contexto, fica mais fácil identificar suas semelhanças e diferenças.
Definições de conhecimento são difíceis de se encontrar, ao passo que existe uma profusão de definições para informação.
Conhecimento, produto da cultura humana, é a percepção de um objeto - entendimento ou compreensão a que o sujeito chega mediante experimentação, abstração ou estudo - que pode ser repetidamente utilizada, enquanto tiver valor tido como permanente, e que pode ser transmitida a terceiros, se submetida a uma clara representação , por meio de qualquer linguagem capaz de permitir uma comunicação efetiva entre emissor e receptor.
Informação é o significado de uma afirmação logicamente válida, codificada em qualquer linguagem adequada a uma comunicação efetiva, necessariamente verdadeira, de valor transitório, referente a objeto sobre o qual o receptor tem conhecimento prévio e que, por isso, faz sentido para ele.
Desinformação é o significado de uma afirmação logicamente válida, codificada em qualquer linguagem adequada a uma comunicação efetiva, necessariamente falsa, referente a objeto sobre o qual o receptor tem conhecimento prévio e que, por isso, faz sentido para ele.
Contra-informação é o significado de uma afirmação logicamente válida, codificada em qualquer linguagem adequada a uma comunicação efetiva, que o emissor sabe que é falsa, referente a objeto sobre o qual o receptor tem conhecimento prévio e que, por isso, faz sentido para este.
É oportuno registrar as seguintes observações:
1. Conhecimento está para 'ser' assim como informação está para 'estar'. Exemplo: O relógio é de Pedro (conhecimento) e está com Paulo (informação);
2. Não é possível transmitir a qualquer sujeito informação a respeito de objeto sobre o qual ele não tenha prévio conhecimento. Exemplo: Não é possível informar a um indivíduo que o termômetro está indicando 30o C, se ele não conhece os conceitos de termômetro e grau centígrado;
3. Uma informação assume status de conhecimento quando adquire valor permanente, de maior ou menor significância. Exemplos: 1) Em 1900 a temperatura caiu a 2 o C; 2) Jânio Quadros foi presidente do Brasil; 3) Ontem foi assinada a Lei do Ventre Livre;
4. Na linguagem comum, as palavras conhecimento e informação são freqüentemente usadas com significados invertidos em relação àqueles aqui definidos. Considerem-se os seguintes exemplos: 1) Tenho conhecimento de que ela chega amanhã; 2) "A água ferve a 100o C, quando submetida à pressão atmosférica" é a informação mais importante que este livro contém;
5. Se um sistema de informação não apresenta um mínimo de segurança, suas afirmações podem, no máximo, ser consideradas opiniões;
6. Na rede mundial Internet, o conteúdo é constituído de conhecimentos, informações, desinformações, contra-informações, previsões, planos, indagações, opiniões…
A comunicação organizacional, os conhecimentos sobre os processos da organização e as informações relevantes para a tomada de decisões são manifestações vivas da linguagem aplicada ao campo de atuação da organização.
Por essa razão, o livro "Três estratégias para turbinar a inteligência organizacional" argumenta que a Linguagem Organizacional é indiscutivelmente o mais importante dos três recurso s intelectuais. Administradores, gerentes, planejadores e projetistas utilizam-na para desenvolver suas atividades mais criativas e mais importantes.
Fonte: COUTO e MACEDO-SOARES. Três estratégias para turbinar a inteligência organizacional. Rio de Janeiro:FGV, 2004.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.